Nagash

Nagash

Personalidade: nagash são em geral violentos, frios e calculistas. Uma vez os únicos habitantes inteligentes das terras, os nagash eliminaram muitas raças antes que essas pudessem se desenvolver durante a época da Grande Najatash, o antigo Império Nagashi. A sociedade nagashi, autoritária e apreciadora de individuo fortes, acaba por formar um povo intolerante, belicoso, megalomaníaco e vaidoso.

Descrição física: nagash aparentam ser a cruza entre uma naga e um ser humano, com cores apropriadas para a família a qual o individuo pertence. A não ser por esse motivo, todos os nagash são bípedes, possuem escamas, olhos serpentinos, línguas bifurcadas, e possuem somente cabelo como pêlo, que costumam tratar e deixar crescer até a altura da cintura. São normalmente altos e delgados.

Relações: tendo acordado nos tempos atuais depois de milênios em coma, os nagash acham uma heresia a simples existência de outras raças. Mesmo estando infinitamente mais fracos que na época da Grande Najatash, eles escravizam ou matam outra raça a qualquer contato, exceto quando a oportunidade de manipulação surge. Então os nagash se vestem de outra personalidade para melhor completar seus objetivos, livrando-se dos manipulados assim que eles não prestarem mais.

Tendência: vindos de uma sociedade bélica bastante rígida e de uma religião forte, não é de se admirar que a maior parte dos nagash favoreça tendências leais.

Territórios: O que antes era Grande Najatash agora se encontra, em sua maior parte, afundada. Somente a capital permanece de pé, no arquipélago sul. Nova Najatash faz fronteira com tribos nativas das ilhas e com um império de imigrantes do continente.

Religião: politeísmo. Os nagash possuem milhares de deuses, representados em figuras sinistras pintadas nas paredes dos templos nagash. Esses deuses são espíritos malignos muito temidos e pouco conhecidos por outras culturas, que julgam eles como deuses antigos melhores esquecidos e nem mencionados. Segundo a mitologia nagashi, esses deuses teriam ensinado tudo aos nagash, incluindo a magia arcana.

Idioma: naga. As nagas e nagash sempre se desenvolveram em conjunto, e dividem o mesmo idioma. É raro um nagashi aprender outro idioma, embora aqueles encarregados com missões no mundo exterior normalmente acabem por aprender um idioma adicional ou dois.

Traços raciais dos nagash

Médio: Como criaturas médias, nagash não recebem bônus ou penalidades especiais por causa de seu tamanho.

• O deslocamento base de um nagashi em terra é de 9 metros (30 pés, 6 quadrados).

• Nagash são imunes a todos os venenos nagash. Eles recebem um bônus racial de +8 contra outros tipos de venenos naturais (não-mágicos ou sobrenaturais).

Composição Sinistra Menor: Um nagashi é capaz de suportar melhor os efeitos da mácula: na hora de definir penalidades no Carisma e Sabedoria, divida o índice de mácula por dois (arredondado para baixo). Criaturas com composição sinistra costumam sucumbir mais facilmente à danação, pois não percebem o quanto estão tomadas pela mácula.

Imunidade à Mácula Natal: Nagash são imunes à mácula do território de Nova Najatash.

Domadores de Besta: Nagash ainda estavam vivos quando grandes bestas ocupavam o mundo. Isso faz com que a tarefa de domar os animais simplórios que atualmente vivem sejam mais fáceis. Um nagashi recebe +2 de bônus em testes de Adestrar Animais.

Faro: um nagashi recebe essa habilidade automaticamente.

Herança da Família
Há quatro famílias imperiais entre os nagash. Cada uma delas teria como primeiro patriarca um deus diferente. Cada individuo nagash carrega uma coloração de escama diferente, herança da família a qual pertence. Os raros nagash que descendem de duas famílias diferentes são normalmente discriminados e deixados com os serviços mais vergonhosos ou perigosos possíveis.

Família Escura: Esses nagash possuem escamas púrpuras. A família escura costuma se adornar com jóias douradas. É uma família conhecida por ser vaidosa, fútil e invejosa. É a família encarregada de guerrear pelo império. Antigas técnicas de luta concedem a um membro dessa família um a habilidade de diminuir sua CA em -1 durante 1 rodada, durante a rolagem de um ataque corpo-a-corpo, para somar +1 de bônus no dano caso o ataque seja bem sucedido. Caso o individuo tenha mais ataques por rodada, pode utilizar essa técnica em cada ataque que fizer durante um Ataque Total, mas não em outras situações.
Esteriótipos
Família Guardiã: claro, eles são os resistentes e honrados sacros guardiões de nosso povo. Mas quanto maior o tamanho, pior a queda.
Família Espiritual: são os mágicos e divinadores, então sempre tenha um de confiança por perto. Mesmo assim, mate-o depois de um tempo. Melhor prevenir do que deixar uma dessas víboras lhe morder quando você menos esperar.
Família Água: não é só de guerra que vivemos. Essa família nos ajuda quando precisamos aprender sobre poesia, história ou música. O fato de serem facilmente mortos é somente um adicional.
Ha-nagash: o sangue nagash é a única coisa que mantém esse cães longe de serem erradicados.

Família Guardiã: Esses nagash possuem escamas douradas, e favorecem roupas simples, como togas brancas, e a calvície é um mal normal nessa família. É uma família conhecida por ser muito moralista e tradicionalista. A Família Guardiã tem o dever sagrado de se encarregar da defesa do império. Antigas técnicas de luta concedem a um membro dessa família um bônus adicional de +2 na CA quando lutando defensivamente e um bônus de +3 aos Pontos de Vida do personagem.
Esteriótipos
Família Escura: é uma vergonha ter essa escória como guerreiros. Pelo menos ele lutam longe de nossos olhos – e do que é importante para o nosso povo.
Família Espiritual: víboras que seriam rapidamente trucidadas, caso fosse necessário. O que infelizmente não seria nada fácil.
Família Água: fortes de mente, fracos de carne. Melhor deixar eles brincando com seus tomos enquanto nós lidamos com o que é importante.
Ha-nagash: as únicas criaturas não nagash que merecem nossa proteção. Embora isso não os faça nem um pouco menos dispensáveis.

Família Espiritual: São os sacerdotes. Possuem escamas negras com vermelhas. Guardam os segredos arcanos e religiosos dos nagash e, suspeita-se, manipulam o império por detrás dos panos. Indivíduos dessa família costumam ser calados, normalmente só falando quando citando alguma passagem de um livro religioso. Possuem um bônus de +2 em testes de Identificar Magia, Conhecimento (arcano) e Conhecimento (religião).
Esteriótipos
Família Escura: bons cães de guerra, mas também temíveis adversários. Mantenha-os ocupados com bobagens longe de seus planos e não precisará se preocupar com eles.
Família Guardiã: eles se julgam os melhores de nós, quando não vêem que são apenas servos e que tudo que dizem abominar é na verdade aquilo que lutariam até a morte para defender. Patéticos.
Família Água: sábios e professores inofensivos? Isso é o que eles querem que acreditemos…
Ha-nagash: quando os escuros e os guardiões não puderem resolver a situação, chame um deles. Caso contrário, evite-os. Nada é mais perigoso do que crianças brincando no meio de adultos…

Família Água: Dividem o papel de sacerdote com a Família Espiritual, mas são encarregados de ensinamento e pesquisa ao invés de oração e guarda de textos. Diferente dos indivíduos da família rival, indivíduos da Água não poupam conselhos e são prestativos. Suas escamas são verdes, com alguns indivíduos apresentando algumas manchas laranjas em partes do corpo. Possuem um bônus de +2 em testes de Conhecimento (história), Conhecimento (religião) e Diplomacia.
Esteriótipos
Família Escura: eles são sábios na arte da guerra. Pena que não percebem que essa não é nem de longe a única arte, nem tampouco a mais útil de todas…
Família Guardiã: úteis para ficar entre bárbaros e as nossas escrituras. Também facilmente manipuláveis, o que os torna ainda mais úteis.
Família Espiritual: eles podem se vangloriar que são os maiores mestres místicos da nossa raça e tramar o quanto quiserem. Sabemos que eles não hesitariam em roubar nossos cobiçados estudos se pudessem.
Ha-nagash: excelentes alunos. É o que diferencia eles dos nossos escravos.

Ha-nagash: São aqueles nascidos de pais de famílias diferentes. Sua coloração varia, normalmente sendo uma mistura das famílias dos pais. Possuem uma penalidade de -2 em testes envolvendo Carisma com outros nagash, mas possuem um bônus de +2 em Conhecimento (local), e podem escolher a herança de qualquer uma das 4 famílias para ser a sua. Eles ainda apresentam corpos flexíveis, o que lhes concede um bônus racial de +1 em testes de Arte da Fuga.
Esteriótipos
Família Escura: não sei quem é pior, eles ou os espirituais. Ao menos os escuros ainda podem morrer lutando.
Família Guardiã: não deixe a pose e as palavras deles lhe confundir. Eles são tão ruins quanto o resto de nós.
Família Espiritual: eles representam tudo que há de pior em nós. Pelo menos reconhecem o que são.
Família Água: claro, eles podem se manter afastados de intrigas e guerras. Mas sabemos que é das sombras que vêm os piores ataques.

Veneno: Um nagashi secreta veneno através de suas presas. Esse veneno é bam fraco, e a boca dos nagash não tem potencial para arma natural. Mesmo assim, os nagash costumam estocar seus venenos naturais e os utilizar quando a situação surge. Botecários e alquimistas nagash vão mais além, aumentando o potencial nocivo dessas substâncias.
Um nagashi consegue secretar 1 dose de veneno por vez. O metabolismo nagashi necessita de 24 horas para gerar outra dose de veneno. A CD para resistir ao veneno é 10 + ½ dos dados de vida do nagashi + modificador de Constituição.
Família Escura: dano inicial e secundário de 1 ponto de Sabedoria. Falha no teste deixa o oponente pasmo por 1 rodada.
Família Guardiã: dano inicial e secundário de 1 ponto de Constituição.
Família Espiritual: dano inicial e secundário de 1 ponto de Constituição.
Família Água: dano inicial e secundário de 1 ponto de Constituição.
Ha-nagash: Os bastardos não conseguem secretar veneno. No entanto, por algum motivo, seus corpos são bizarramente flexíveis. Acredita-se que este seja o fato de ha-nagash serem alvos de preconceito da sociedade nagashi.

• Idiomas automáticos: naga.

Classe favorecida: conjurador arcano.

Venenos Nagash

É possível para um nagash manipular alquimicamente o veneno de sua espécie. Isso envolve uma série de testes de Ofícios (alquimia), e que requerem um laboratório de alquimista e uma série de instrumenos e reagentes diversos. Cada efeito tem sua CD e custo em materiais (já levando em conta a disponibilidade de um laboratório) listada abaixo:

Efeito CD Preço
Aumentar Dano Primário em uma categoria CD 10 + 3 por categoria 30 PO por categoria
Aumentar Dano Secundário em um uma categoria CD 10 + 3 por categoria 30 PO por categoria
Aumentar a CD em +1 CD igual a CD do teste de resistência resultante do veneno (CD resultante -10) x 50 PO
Aumentar duração do efeito pasmar do veneno da Família Escura CD 20 + 2 por rodada adicional 50 PO por rodada adicional

Adicionalmente, alquimistas com o talento Preparar Venenos Nagash podem infundir magias nos venenos. Somente magias nocivas de até 3º nível e que tenham como alvo uma criatura (como toque do carniçal) podem ser infundidas no veneno. Ao receber uma dose de veneno, o alvo deve rolar um teste de resistência separado, como se tivesse sido alvo da magia simultaneamente ao veneno. Isso faz com que nagash sejam normalmente afetados por esses efeitos, embora não sejam afetados pelo veneno em si.

Preparar Venenos Nagash [criação de item]
Benefício: você pode infundir venenos nagash com magias.

Equipamento Nagash

por vir…

Magia Nagash

por vir…

Escravos & Bestas de Guerra

por vir…

Classes e os Nagash

por vir…

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License